Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Chapas impugnadas devem procurar Gre´s para obter justificativa

Terça-feira, 22 de Novembro de 2011
A Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Piauí (Seduc) divulgou na tarde de ontem (21) o resultado das inscrições das chapas para as eleições a diretor nas escolas da rede. Mais de 50% das candidaturas foram impugnadas devido ao alto índice de inadimplência ou falta de documentação exigida em edital.

Segundo a Comissão Eleitoral Central (CEC) o motivo de cada impugnação deve ser consultado na Gerência Regional de Educação à qual a escola está jurisdicionada, não cabendo mais recurso a CEC dentro do processo eleitoral. As chapas homologadas devem continuar normalmente o processo eleitoral; já as escolas que não tiveram chapas inscritas, ou tiveram suas chapas impugnadas, podem participar do processo seletivo a ser divulgado posteriormente pela Seduc, no regime de análise de currículo. “Ressaltamos que os impugnados serão também desclassificados dessa análise, por não apresentarem os requisitos para o cargo e já terem sido excluídos do processo”, diz Maria do Carmo Pires, vice-presidenta da CEC.   

Das 517 escolas aptas às eleições para diretor, 106 não tiveram chapas inscritas. Houve 482 inscrições, com 205 homologadas e 277 impugnadas. A grande maioria das impugnações foi por problemas de prestação de contas dos diretores que concorrem a reeleição, falta da declaração do não-vínculo com redes privadas e falta do projeto de gestão.  A Comissão informa ainda que a falta do curso de gestão escolar exigido não foi motivo de muitas impugnações, pois foram aceitas, em substituição ao curso, as comprovações de participação nas semanas pedagógicas das escolas.

CEC – (86) 3216-3339
Cec.seduc2011@gmail.com
Autor: Hélder Rocha

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Seduc divulga realação de candidatos homologados para eleições das escolas estaduais

NOTA

Segunda-feira, 21 de Novembro de 2011
A Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Piauí, em obediência ao princípio constitucional da Publicidade, vem a público informar que o resultado referente à análise de inscrição dos candidatos à função de diretor das escolas do sistema de ensino do estado, devido o alto índice de inadimplência tiveram suas candidaturas impugnadas. A Seduc informa que vai ser realizada uma nova seleção, respaldada pela imparcialidade e em atendimento aos princípios democráticos.
Para as escolas que não apresentaram candidatos e/ou os postulantes não obtiveram homologação em sua candidatura, deverão apresentar projetos de gestão e curriculum e entregar junto a uma comissão que fará a análise.
A Secretaria da Educação do Estado expedirá em tempo hábil o edital que disciplinará o processo seletivo.
Mais informações através do telefone 3216-3339 (Unidade de Gestão e Inspeção).
Em Buriti dos Montes o atual gestor Professor Francisco Adecio teve a candidatura indeferida e em Castelo os atuais diretores das Unidades Escolares Cônego Cardoso e Eulina Campos respectivamente Francisco Leão e Professora Mocinha também tiveram candidatura indeferida.
BURITI DOS MONTES UNID ESC ANTONIO DEROMI SOARES LIDERANÇA E COMPETÊNCIA FRANCISCO ADECIO SOARES MONTE IMPUGNADA
TRABALHO COMPARTILHADO MARIA CLAUDENICE SOARES HOMOLOGADA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA JAKELINE MARINHO SOARES HOMOLOGADA
  
Mais informações através do telefone 3216-3339 (Unidade de Gestão e Inspeção)

Autor: Michelle Furtado
Editado por Arlindo Policarpo

sábado, 12 de novembro de 2011

Alunos de Buriti dos Montes visitam atrativos turísticos de Castelo do Piauí


    Os alunos da VII Etapa A, que corresponde ao 3º ano do Ensino Médio,da U. E. Antonio Deromi Soares participaram ontem de uma aula passeio como parte integrante de um Projeto de Química, disciplina ministrada pelo professor Arlindo Policarpo e Geografia pela professora Waldirene Bonfim. 
     O passeio teve início com uma visita ao Parque Municipal Pedra do Castelo onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer não só a estrutura física do lugar mas também as história e lendas que cercam o Monumento. Depois, acompanhados pelo Condutor de Viajantes Naldo Oliveira, estiveram na Cachoeira nas proximidades da cidade de Juazeiro do Piauí. De volta a Castelo do Piauí, foram recebidos do Pólo da Uapi - Universidade Aberta do Piauí, pelo professor Francisco Matos que Coordena o Pólo no Município, Professor falou aos alunos de como surgiu a Uapi na cidade e de sua importância para toda região. Em seguida o Professor Edmundo Neto, Tutor presencial do Curso de Química, acompanhou os alunos e os professores ao Laboratório de Química e aproveitou para falar da riqueza deste e sua utilidade para os acadêmicos. Durante sua fala, professor Neto fez algumas demonstrações aos presentes.
     Já no final da tarde e encerrando a programação, a equipe foi recebida na Fábrica da Cachaça Mangueira pelo senhor Célio Matos, que fez um tur pela Fábrica expondo os principais pontos de fabricação da Cachaça. 
     Tantos os professores Arlindo Policarpo e Waldirene Bonfim quanto os alunos, avaliaram o passeio como extremamente rico, pois tiveram um momento de profundo conhecimento e fora da sala de aula o que pra muitos pode parecer impossível.
(Aguarde fotos do passeio em breve)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

TRF-5 decide suspender liminar sobre anulação de questões do Enem


Justiça revalida questões que vazaram
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, suspendeu a liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará e que anulava as 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todo o Brasil, na manhã desta sexta-feira (4). Segundo a decisão, a anulação só fica mantida para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), que tiveram acesso às questões antes e agora terão suas notas recalculadas. O Ministério Público Federal do Ceará já informou que vai recorrer da decisão do TRF-5.

A determinação atende justamente à intenção do Ministério da Educação (MEC), que era restringir a decisão da Justiça aos alunos do Colégio Christus. "A liminar considerada atinge a esfera de interesses de cerca 5 milhões de estudantes, espraiando seus efeitos para o ingresso deles nas várias universidades públicas do país, com repercussão na concessão de bolsas, na obtenção de financiamentos e na orientação de políticas públicas. O assunto é grave e influi, sim, na organização da administração", diz o presidente do TRF-5 em sua decisão.

O desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima comentou ainda que nenhuma solução seria completamente boa. "Isso é próprio dos erros: quase nunca comportam solução ótima. Anular 'somente' as questões dos alunos beneficiados não restabelece a isonomia. É que eles continuariam a gozar, para o bem ou para o mal, de situação singular - afinal a prova, para os tais, findaria com menos questões. (...) De outro lado, anular as questões para 'todos' os participantes também não restauraria a igualdade violada. Nenhuma das soluções tem condições de assegurar, em termos absolutos, a neutralidade e a isonomia desejáveis", concluiu.

No início da tarde desta sexta-feira, a assessoria do MEC afirmou que o ministério "considerou que a decisão é justa, e fez justiça a quatro milhões de estudantes que não têm nada a ver com o Ceará". O recurso do ministério foi protocolado na quinta-feira (03) pelo procurador regional federal Renato Rodrigues Vieira e pelos subprocuradores Rodrigo Cunha Veloso e Miguel Longman, todos da Advocacia Geral da União (AGU).

No final da tarde da quinta-feira, o Ministério Público Federal no Ceará, por meio do procurador da República Oscar Costa Filho, oficializou na Justiça o pedido de anulação de mais uma questão do Enem, a questão 25 do caderno amarelo do exame. Se a Justiça acatar a decisão, o Enem terá um total de 14 questões anuladas.


Entenda o caso

A antecipação de questões foi revelada em 26 de outubro, três dias após o Enem, quando um aluno do colégio cearense publicou, em seu perfil no Facebook, fotos de quatro apostilas distribuídas por um professor. Segundo a escola, as questões fariam parte de um banco de perguntas que o colégio recebe de professores, alunos e ex-alunos para promover simulados.

O MEC constatou que a escola distribuiu os cadernos nas semanas anteriores ao exame, com questões iguais e uma similar às que caíram nas provas realizadas no sábado (22) e domingo (23) e, no próprio dia 26, cancelou as provas feitas pelos 639 alunos do colégio.

Na época, o Ministério deu aos candidatos do Christus a oportunidade de refazer o Enem em 28 e 29 de novembro, dias nos quais o exame será aplicado para pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas. Mas insistiu que o problema não afetou os demais estudantes do Brasil e, portanto, não havia a necessidade de anular as questões.

O Ministério Público Federal do Ceará, porém, entrou com uma ação judicial para anular o Enem 2011 para todo o país, ou pelo menos as 14 questões antecipadas. O procurador da República Oscar Costa Filho, responsável pela ação, defendeu que a anulação parcial ou total em todo o Brasil são as únicas formas de manter a isonomia do Enem em território nacional.

O juiz federal Luís Praxedes Vieira analisou o caso na segunda (31) e ouviu a defesa do MEC, apresentada pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman. A Justiça optou por não cancelar a edição deste ano do Enem, mas anulou, para todos os mais de 4 milhões de estudantes que fizeram as provas, 13 questões.


(Fonte portaldaclube.com)