Quem viveu em Castelo do Piauí a partir do ano de 1999 e mesmo depois deste, sabe que aquele ano ficou marcado pelo nascimento de um gigante e revolucionário grupo de ensino em Castelo, o Colégio Santa Rita Ltda, que iniciou suas atividades no prédio pertencente à Senec, à rua Benjamin Constant no centro da cidade. A escola tinha como proposta oferecer um ensino básico de qualidade e o fez, pois mesmo competindo com escolas públicas de grande destaque e até mesmo com duas outras escolas particulares já existentes e de nome no mercado, conseguiu se destacar e conquistar a confiança de muitos castelenses. Durante dois anos reinou absoluta e imponente vivendo os píncaros da glória, tendo em sua equipe os maiores nomes da educação castelense, e preparando alunos que hoje são grandes profissionais.
A escola foi fundada por uma associação de empresários e com o fim da sociedade em 2001 a história do gigante toma rumos inesperados. Muda-se do imponente prédio para uma modesta moradia ao lado da igreja Matriz e começa aí a gemer com dissabores de sua longa, sofrida e competente existência. Nessa segunda fase, muita coisa aconteceu como a extinção do ensino médio, pois a clientela que acompanhou a escola era somente de ensino fundamental. Mesmo com dificuldades financeiras sem nem mesmo conseguir cumprir com a folha de pagamento, em 2003 a escola conseguiu um feito nunca antes conquistado por uma escola piauiense. Com a professora Hozanira Matos e com a coordenação do professor Arlindo Policarpo participaram do concurso Prêmio Escola, promovida pela Unesco e UNODC e receberam Menção Honrosa pelo projeto “Liberdade Sexual sem DST’S” veja o texto abaixo ou cesse o link www.unodc.org/.../press_release_2003-11-25_1.html -
NOTA PARA A IMPRENSA UNODC E UNESCO PREMIAM ESCOLAS BRASILEIRAS POR PREVENÇÃO ÀS DROGAS E ÀS DST/AIDS BRASÍLIA, 25 DE NOVEMBRO DE 2003 - Nove escolas brasileiras de diferentes estados foram as vencedoras do Prêmio Escola 2003, uma iniciativa do UNODC (Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil. O Prêmio Escola, de âmbito nacional, é um incentivo à prevenção do uso de drogas, das doenças sexualmente transmissíveis e da Aids no ambiente escolar. As escolas premiadas receberam equipamentos de informática doados pela empresa Sun Microsysten. Outras cinco escolas foram agraciadas com menções honrosas como um estímulo às atividades em andamento. O Prêmio Escola tem o apoio do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. Foram premiadas escolas públicas e privadas do Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e São Paulo. Todos os projetos vencedores foram considerados inovadores, criativos, de bom conteúdo e com potencial de mobilização social. Além das nove escolas premiadas, cinco outras instituições de ensino receberão menção honrosa como estímulo às importantes atividades que estão sendo desenvolvidas. O UNODC e a UNESCO consideram que as escolas são um local privilegiado para desenvolver ações preventivas relacionadas ao uso de drogas e às doenças sexualmente transmissíveis, uma vez que os jovens são particularmente sensíveis à aprendizagem de práticas mais seguras para sua própria saúde. Com o prêmio Escola, a UNESCO, o UNODC e seus parceiros reconhecem a importância dessas iniciativas e colaboram para criar um ambiente escolar mais saudável, melhorando a qualidade de vida da comunidade. Conheça todas escolas premiadas, por categoria e regiões. Região Nordeste: Menções Honrosas: Colégio Santa Rita (Castelo do Piauí/PI) Projeto vencedor: "Liberdade sexual sem DSTs e Aids" Telefone: (86) 9971-2620 Responsável pelo projeto vencedor: Antônio Alves Policarpo (editado) |
Home | Sitemap | Links | Search | Contact Us Copyright© 2007 UNODC, All Rights Reserved Legal Notice |
Na época, mesmo sabendo do quanto o título representava não só para a escola, mas também para educação castelense, poucas pessoas cumprimentaram os alunos e os professores da escola, por se tratar de uma escola de poucos recursos e desacreditada no meio. O texto acima, retirado do portal da Unesco, e na época enviado a escola, foi ignorado pela imprensa piauiense e principalmente castelense. Uma emissora de rádio popular na cidade somente fez veiculação do texto a custo de um real a cada divulgação. Somente as rádios Marvão FM e Ubiara FM fizeram a divulgação sem custos à escola. A mesma imprensa que ignorou o título dado a escola, publicou com grande ênfase o mau desempenho da escola no Enem como o portalgranderede.com, acessepiaui.com. Ninguém quis saber em que circunstância se deu essa avaliação, pois na época em que participou do Enem, a escola mantinha apenas o curso de Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos, o que certamente não a colocava em nível de competição com escolas de ensino regular. Os alunos fizeram a prova por atenderem ao pedido da coordenação do curso, que não ateve ao fato de que a escola seria avaliada por esse feito, e obtendo assim um mau resultado, pois os alunos participavam da prova do Enem mais como experiência do que como competição. Mas aí, a imprensa foi eficiente, noticiando o feito para todo o país.
Após o destaque dado pela Unesco, a escola se reergueu e recomeçou sua história, agora encerrando as atividades de Fundamental e se dedicando exclusivamente ao ensino Médio, e firmando parceria com o Instituto de Ensino Superior, IESPI, mudando-se mais uma vez de endereço. Dessa vez, para um prédio mais amplo. De 2004 a 2010 formou sete turmas de Ensino Médio.
Em 2009, com uma grande comemoração no auditório da Câmara Municipal, comemorou sua primeira década, (confira fotos)mas já era visível que a vida útil daquela que fora uma grande contribuinte da educação castelense, caminhava para o fim. E em 2010, fato consumado, sem nenhum reconhecimento e no total ostracismo o Colégio Santa Rita Ltda, encerra suas atividades.
Veja abaixo a estrutura administrativa do Colégio Santa Rita ao longo de onze anos de existência.
DIRETORES | SECRETÁRIOS |
MANUEL FRANCISCO ABREU 1999-2000 | MARIA INEUDA MONTE 1999-2000 |
MARIA INEUDA MONTE 2001-2010 | EDMUNDO DO MONTE NETO 2001-2003 |
COORDENADORES | MARIA DO DESTERRO ROCHA 2004-2008 |
ARLINDO POLICARPO 2001-2010 | NARJARA MONTE ALVES 2009-2010 |
FABÍULLA WILMA 2008-2009 |
Confira alguns professores que trabalharam no Colégio Santa Rita
Aldenir Barbosa
Izabel Alves Moreira
Osmarina Vieira de Sousa Moreira (in memórian)
Antonia Gorete Pereira de Carvalho
Hozanira Alves de Matos
Josefa Francisca Lima de Almeida (Mocinha)
Valdir Antonio Sousa Silva
Raimunda Alves Melo
Maria das Graças Almeida Martins
Maria Auristela Soares
Maria Gorete Teixeira Macedo
José Carlos Bezerra
Francisco Antonio de Oliveira Matos
Francisco Antonio Agustinho Soares
Francisca Teresa
Maria do Desterro da Silva Melo
Maria Lucineide Silva
Edmundo do Monte Torres Neto
Anderson Lima de Oliveira
Adalberto Neirane Gomes de Carvalho
Afonso Cardoso de Vasconcelos Júnior
Gildete Soares
Isânyo Rodrigues
Antonio Advaldo de Oliveira
Francisco das Chagas Cardoso
Éricka Patrícia Alves de Sousa
José Ednar Soares de Moraes
Maria Valdenísia Cavalcante Mourão
José Fernando Alves Cruz
Cila Carla Soares Lima
Ana Célia Lima
Jadeilson Pereira Araújo
Viviane Pacheco
Miguel Ribeiro Marques
Maria do Socorro Soares de Azevedo
Francisca das Chagas Soares Gabriel
Rita Ferreira Marcelino
Rita Ferreira Marcelino
Nenhum comentário:
Postar um comentário