Total de visualizações de página

domingo, 7 de agosto de 2011

Prima pobre prima rica

   
Zapeando pelas redes sociais, como de costume aos domingos, deparei-me com uma postagem de um amigo e ex colega de trabalho onde estava escrito:
Amigos(as), leiam este post em um blog, sobre o Cachaça Fest, onde a autora tece críticas veladas a Castelo, à Pedra do Castelo, que segundo ela é uma "espécie de atrativo turístico" e "uma prima pobre da Serra da Capivara". Um verdadeiro absurdo. Nos matamos para fazer um evento de altíssimo nível, para uma pessoa, suposta formadora de opinião, vir fazer gracinha às nossas custas.
luanalia.blogspot.com

      Não pude deixar de visitar o citado blog e ver o que a autora havia escrito, e tal foi a minha surpresa ao me deparar com um texto extremamente pobre e acima de tudo em tom de deboche ao ilustre evento promovido pela nossa Prefeitura, Governo do Estado e Sebrae e apoiado por inúmeras empresas de relevantes nomes da iniciativa privada.
     Em princípio, o aparente objetivo da autora era criticar a recepção dada a ela e ao acompanhante mas aos poucos foi destilando seu veneno em tudo que viu pela frente, chegando de maneira grosseira a fazer comentários inclusive a cultura ea crença do povo castelense.
      Para alguém de lingua tão afiada deveria saber que um evento desse porte numa cidade pequena como a nossa, certamente atrai muita gente, ainda que algumas sejam como ela. Por isso, deveria ter feito uma reserva antecipada com os demais. Muito feio a forma como falou da hospedagem que lhe foi providenciada de última hora. Assim como lhe permitido o direito de se manifestar sobre minha cidade, também me é permitido o direito de defendê-la e digo sem medo de errar: Essa era uma excelente oportunidade para ficar calada.
      Também me espanta que alguém com tantos argumentos conheça tão pouco nosso estado e ter como única referência de nossa cidade a Cachaça Mangueira já que a História de Castelo do Piauí está diretamente ligada a História do Estado do Piauí, isso qualquer pessoa que tenha estudado História e Geografia do Piauí, disciplinas ministradas no Ensino Médio, saberá.
      Ao longo do texto são encontradas espressões que minizam nossa cidade como chamar a Pedra de Castelo de prima pobre de um outro ponto turístico do Piauí. Lamentável que um evento grandioso como o Cachaça Fest tenha dado tão más impressões. Um evento que já chegou a tantas edições, e diga-se de passagem, essa foi a maior delas, e que trouxe a seu palco nomes de peso como Elba Ramalho, Wanderleia, Reginaldo Rossi, Sandra de Sá e inúmeros outros, que arrebata gente dos mais variados cantos do país, sim porque era essa a razão dos hoteis estarem lotados. Que é minuciosamente planejado por uma equipe de extrema responsabilidade tenha tido efeito tão negativo. Poderia sugerir à blogueira que retornasse no próximo ano pra tentarmos reparar isso mas minha linha é a do toma lá dá cá, então da próxima, rserve uma passagem pra Disney, Veneza ou Emirados Árabes quem sabe. Uma coisa posso falar: Assim como o hotel, somos nobres pois nosso povo tem aquilo que falta em muitos outros, humildade. Não deixamos jamais de acolher quem nos procura, mesmo seja em nossas casinhas engraçadas, sem protas ou janelas mas não os deixamos ao relento. Nosso Castelo está lá, imponente, embora primo pobre da outra já a coroa é levada por quem nos visita como símbolo de nossa hospitalidade.

3 comentários:

  1. Professor Arlindo Policarpo, suas palavras resumem o sentimento de todos os castelenses. Parabéns pelo texto, pelos argumentos, enfim, pelo "patriotistmo" em relação a nossa cidade, bem como nosso evento, o Cachaça Fest, um dos maiores de todo o Estado. Estava pensando em fazer um texto como resposta, mas tendo lido este post no seu blogue, sinto que a resposta já foi dada.
    Um abraço em nome de todos os condutores que fazem parte da Associação de Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo - Condatur.

    ResponderExcluir
  2. Valeu amigo Robson, minha reação diante de tais absurdos escrito por tal desavisada, não poderia ser outra.

    ResponderExcluir
  3. Professor Alindo,sempre o adimirei pela sua forma de ser,essa pessoa q quando tem o q falar fala.Desde de ja quero agradecer pela resposta dada a essa pessoa q faço questão de nem mencionar o nome..Só sei q ela pecou e muito ao falar do nosso municipio e de seu maior atrativo turistico da forma q falou.Essa sem duvida não é uma resposta apenas sua,mais de todos os castelenses que amam essa cidade de coração.Poxa chamar a Pedra do Castelo de "prima pobre" da Serra da Capivara??Dita essas palavras só posso denominar uma pessoa feito essa de "Pobre de Cultura"

    ResponderExcluir