Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Campanha: Valorize os educadores!

Cada dia que passa sentimos a necessidade de maior informação e instrução educacional para que possamos atuar de igual para igual na sociedade capitalista. O mercado de trabalho exige que cada um desenvolva habilidades e competências inerentes a sua profissão e; somente pela educação, podemos atingir nossos objetivos. Entretanto, a sociedade atual valoriza o conhecimento, a técnica e coloca à margem do esquecimento um dos mais importantes profissionais que atua na formação de outros profissionais, ou seja, os EDUCADORES.

Como educador digo que é a docência é uma missão. Uma missão que exige amor e dedicação. São muitos os obstáculos que enfrentamos no dia a dia de nossa profissão que parte da falta de estruturas e recursos das nossas escolas e permeiam com a violência dentro e fora das escolas que nos motiva a não acreditar nos frutos da nossa ação.
Constantemente, somos vítimas de assédio moral e institucional pelos nossos superiores. Obrigando-nos a fazer milagres com migalhas. A criar e reinventar a partir do nada. A mensurar dados que mascaram a verdadeira realidade da situação educacional do nosso país.

Somos vítimas das agressões verbais; quando não são físicas, dos nossos alunos. Temos que nos calar diante da insubordinação. Temos que dar a outro lado da face a ser agredida para não traumatizar os futuros "cidadãos". Temos que nós fingir de surdos diante dos insultos que ouvimos diariamente. Temos que enxugar as lágrimas para não sermos pisados e fingir de durões para não sermos massacrados.
Ser educador não é fácil e, muito menos, acreditamos que a educação é um fingir. Não podemos conceber, em hipótese alguma, que fingimos ensinar e que nossos alunos finjam aprender. A educação é o maior bem que um ser humano possa conquistar. É de um valor imensurável que somente aqueles que não a possuem sabe o valor de tê-la. A educação por si só não faz milagres; porém, sem ela não há esperanças de milagres.

Formar cidadãos é mais do que transmitir conhecimentos acumulados pela sociedade; é ensinar a aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser. E, nada que mais justo, homenagear nossos educadores. Tanto aqueles que já passaram por nossas vidas; como os que futuramente irão fazer parte. Sem nós, educadores, não há educação!
Sendo assim; vamos lutar pela valorização dos profissionais da educação. Vamos lutar pelo fim do assédio moral e institucional. Pela paz dentro e fora das escolas para que nenhum educador seja vítima de agressões. Por melhores salários e carga horária compatível. Pois, a única coisa que queremos é poder trabalhar com DIGNIDADE.

No dia 15 de outubro; faça um gesto de carinho. Mande uma mensagem ou ligue para seu professor e diga o quanto ele é importante para o mundo e, especialmente, para você. Sem dúvida, para nós professores, esse seria um dos melhores presentes que gostaríamos de receber no nosso dia.
Acreditar que ainda somos úteis para o mundo nos motiva a criar e a reinventar novas realidades. O futuro começa com a educação.

Valorize a EDUCAÇÃO sem desvalorizar os EDUCADORES! Somos partes de um todo!

Att: Robsoncley Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário