Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de junho de 2012

1ª MÃO: Silvio desiste de todos os processos contra Wilsão

EM PROTESTO CONTRA A JUSTIÇA ELEITORAL, ex-prefeito disse que não acredita mais no TRE

O ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB) tomou uma decisão polêmica, que entra para a história do judiciário piauiense: ele desistiu de todos os processos que movia contra o governador Wilson Martins (PSB). Os dois foram adversários nas Eleições 2010 e Silvio, derrotado, movia algumas ações que acusavam Wilsão, eleito, de uma série de irregularidades.
Por telefone, Silvio Mendes explica que tomou esta decisão "sozinho" por estar revoltado com a Justiça Eleitoral piauiense. Nesta terça-feira uma sessão movimentada no Tribunal Regional Eleitoral julgou um dos processos do tucano contra o atual governador (e vice-versa). Apesar de o Ministério Público ter pedido a cassação de Wilson Martins, a corte do TRE-PI absolveu por unanimidade (seis votos a zero) o chefe do executivo. Era acusado de ser favorecido pelo prefeito Elmano Ferrer (PTB), que concedeu uma entrevista, no ano passado, admitindo troca de apoio por recursos federais.
"O procurador percebeu a confissão pública do prefeito Elmano Ferrer. Mesmo assim o desembargador Ribamar Oliveira (relator do processo) não se ateve a suposta confissão do crime de abuso de poder político e econômico que teria sido feita por Elmano Férrer. Avaliou a falta de provas robustas. Quer mais prova robusta do que a confissão do prefeito? Eu não tenho vocação para ser ator. Não dá mais. Prefiro suspender todas as ações que movia contra o governador. Já avisei à minha advogada, Georgia Nunes, para suspender todas as ações", disse o tucano, revoltado com a forma como a corte do TRE-PI tem tratado os processos contra o governador.
Silvio faz questão de ressaltar que alguns nomes de magistrados têm alguma ligação com Wilsão. Ele cita o desembargador Oliveira. Segundo ele, o magistrado é muito amigo do advogado Willian Guimarães, que faz a defesa do governador. "Tem o Acélio, o Valter Rebelo. Eu cito os nomes para que fique bem claro. Tudo que acontece envolvendo a política do Governo do Estado e a Justiça Eleitoral, muita gente sabe. Desta forma, não posso concordar com tudo isso. Não faço política pensando no poder. Estou tomando essa decisão sozinho. Não é o PSDB. Sou eu". Por telefone, a advogada Georgia Nunes admite que já protocolou com o pedido de suspensão das ações junto à Justiça Eleitoral.
ACORDO PSDB E PSB?
Questionado pela reportagem do 180graus se não acha que a maioria das pessoas, eleitores dele inclusive, não vai achar que essa desistência dos processos que move contra Wilsão não seria uma forma de fazer parte do acordo que estaria prestes a se confirmar entre PSDB e PSB para estas Eleições 2012, ele é enfático: "Claro que não. Estou tomando essa decisão, como já disse, sozinho. Nem conversei com o Firmino (Filho, deputado estadual e pré-candidato a prefeito pelo PSDB). Estou falando aqui para você: estou tomando esta decisão porque não sou ator, não suporto mais esperar pela Justiça Eleitoral do meu estado". Silvio chegou a denunciar a morosidade da Justiça Eleitoral ao Conselho Nacional de Justiça. Mas nunca obteve retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário