Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de maio de 2013

'Mendigo gato' volta para casa em Curitiba, PR, pela primeira vez


Rafael Nunes vai passar sete dias em casa.
Rotina vivida dentro da clínica deverá ser mantida.

Após sete meses, Rafael Nunes, de 31 anos, que ficou conhecido como 'mendigo gato', retorna para casa - pela primeira vez desde o início da sua internação. A viagem faz parte da última etapa do seu tratamento, conforme informou o diretor da clínica para dependentes químicos, Valter Lattanzio, onde o ex-modelo está internado em Araçoiaba da Serra (SP). Ele viaja para Curitiba (PR) nesta quinta-feira (16).
De acordo com Lattanzio, ele poderá conviver novamente com a família, por sete dias. Um fator importante, segundo o diretor, nesse processo do tratamento, que é a ressocialização.
“Mesmo estando em casa, ele deve continuar com a rotina de atividades vividas dentro da clínica, onde terá horário para todas as atividades, como acordar, tomar banho, comer, fazer atividades físicas e, ainda não poderá sair da residência”, explica o diretor.
Quando Rafael retornar para a clínica, ele será transferido da unidade involuntária para a voluntária. Isso porque, conforme explicou Lattanzio, o rapaz já tem dissernimento para continuar o tratamento por vontade própria.
"A partir do seu retorno, o Rafael ficará interno por aproximadamente 35 dias e, depois, deverá retornar novamente para casa para ficar por sete dias e, depois, voltar para a clínica. Esse processo (de vai para casa e volta para a clínica) será repetido até que ele esteja totalmente preparado para voltar a sua vida normal", ressalta Lattanzio.
Expectativa
Rafael não conseguiu esconder o entusiamo do seu retorno para casa, dias antes do seu embarque. Com os olhos cheios de lágrimas, o rapaz diz não ver a hora de rever os seus parentes e amigos próximos. "Eu estou muito feliz por voltar para casa. Ainda mais porque eu recebi a notícia que a minha irmã está grávida de novo. Então, não vejo a hora de curtir a barriga dela e os meus sobrinhos".
Apesar da expectativa do seu retorno à Curitiba, Rafael tem consciência que passa por um tratamento para se livrar do vício de 16 anos usando drogas. "É como se fosse uma arma no gatilho, apontada para a minha cabeça. Eu acredito que vou para sempre conviver com isso na minha vida, mas não vou voltar a usar drogas. Porque agora eu tenho noção do princípio da sensação que me levava ao vício", explica o 'mendigo gato' se referindo às sessões de terapia que o auxiliam a identificar os motivos que o levaram ao mundo das drogas.
Reencontro com o anjo
Como o Globo Repórter registrou na semana passada, Rafael teve a oportunidade de reencontrar a mulher que o fotografou e que, sem saber, mudaria sua vida para sempre. Foi depois daquela foto, que Indy Zanardo tirou em uma praça no centro de Curitiba e publicou no Facebook, que Rafael se tornou conhecido como o "mendigo gato".
A fotógrafa esteve na clínica onde o rapaz está internado há 7 meses, em Araçoiaba da Serra (SP), para um emocionante e inesperado reencontro com Rafael e sua família. "Foi como se eu estivesse vendo um anjo, que veio para me salvar e, de fato, ela realmente me salvou", declarou Rafael após o reencontro.
Fonte: G1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário